O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (DEM), diz acreditar que até maio ou junho deste ano, 50% da população mato-grossense estará vacinada contra a Covid-19. Segundo ele, esse número é considerado pelos cientistas como rebanho imunizado, ou seja, o vírus pararia de disseminar por falta de hospedeiros suscetíveis, trazendo mais segurança para a população.
De acordo com Botelho, as pessoas precisam se conscientizar que a vacinação é o único caminho para a população sair da pandemia.
Ele completou ainda, que a chegada da vacina no Estado é uma esperança para todos, pois ninguém poderia imaginar que uma vacina fosse ficar pronta tão rápido. “Com menos de um ano do aparecimento desta pandemia, já temos a vacina. E graças a Deus ela está chegando em Mato Grosso. O único caminho para sairmos dessa pandemia é a vacinação. Esse vírus chegou e não vai mais embora, ele vai conviver conosco, por isso precisamos nos vacinar para termos condições de conviver com ele, sem causar tantos males a nossa saúde e tantas mortalidade para nós”, declarou Botelho em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (19.01), na rádio CBN Cuiabá.
Questionado sobre o Projeto de Lei n º 03/2021, de sua autoria, que cria o Programa Emergencial de Vacinação contra a Covid-19, Botelho afirmou que o assunto é polêmico, mas lembra que o texto não obriga a população a tomar a vacina, simplesmente impõe restrições para quem não se vacinar em Mato Grosso.
Segundo ele, o projeto está em tramitação, podendo passar por modificações ou até mesmo não ser aprovado. Mas, ressaltou que a vacinação deve ser pensada no coletivo e não individual, lembrando que no início da pandemia por interesse da coletividade, comércios se fecharam, e muitos nem conseguiram abrir novamente. “Então por que na hora da vacina não pode pensar assim também?", indagou o deputado.
Botelho disse lembrou que em 2020, a Casa de Leis trabalhou em função da pandemia da Covid-19, e esteve ao lado da população a todo tempo. Segundo ele, os parlamentares estiveram à frente na Construção do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande e do Centro de Triagem montado anexo à Arena Pantanal.
“Fizemos ainda mais, devolvemos da Assembleia, R$ 40 milhões só para saúde do Estado, fora as leis aprovadas, que isentaram os produtos de enfrentamento a Covid-19, a merenda escolar para alunos afetados com o fechamento das escolas na pandemia, entre outras”, concluiu o democrata.
Em relação a volta às aulas presenciais no Estado, Botelho foi sucinto em afirmar que estudos comprovam que no momento não tem condições de voltar às aulas, pois a doença está se propagando, e seria quase impossível controlar as crianças dentro de uma escola. “Como você vai fazer a criança ficar uma longe da outra? Como vão conseguir manter o distanciamento? Crianças saem correndo, elas abraçam, empurram, e batem um no outro, então não tem jeito”.
Ao finalizar, Botelho reforçou a importância de pensar antes de agir a fim de evitar um novo lockdown, o que seria cruel para o comércio. “A vacinação está aí, vamos esperar diminuir um pouco a contaminação, para voltar às aulas com mais segurança e tranquilidade”, finalizou o deputado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).