12 de Julho de 2025
12 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
12 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 20:00 - A | A

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 20h:00 - A | A

Tarifaço internacional

Bolsonaro culpa “afastamento da liberdade” por retaliação dos EUA

Segundo Bolsonaro, a medida representa uma retaliação direta à atual condução política do Brasil

Nicolle Ribeiro/VGN

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou uma nota nesta quinta-feira (10.07) em que comenta o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), sobre o aumento de tarifas para produtos brasileiros. Segundo Bolsonaro, a medida representa uma retaliação direta à atual condução política do Brasil, que, segundo ele, se afastou de compromissos com a liberdade e o Estado de Direito.

A manifestação ocorre após o envio de uma carta do presidente Trump ao governo brasileiro, justificando o aumento tarifário. Bolsonaro afirma ter recebido a notícia com “senso de responsabilidade” e reforça seu “respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos”.

“A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”, afirmou Bolsonaro.

O ex-presidente também citou que a decisão de Trump é um alerta contra o que chamou de “caça às bruxas” no Brasil, em referência aos processos que responde na Justiça. Ele afirmou que a perseguição não é apenas contra ele, mas contra “milhões de brasileiros que lutam por liberdade”.

“O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios”, declarou.

Bolsonaro encerra a nota pedindo ação urgente dos Poderes da República para conter o que considera uma escalada de abusos e censura.

“O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões (...) Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil”, finalizou.

Confira nota na íntegra

. Nota do Ex-Presidente Jair Bolsonaro

. Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.

. A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.

. Essa caça às bruxas - termo usado pelo próprio presidente Trump - não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.

. O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.

. Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil

. Jair Messias Bolsonaro

Leia também - Abílio diz que União tem preferência na compra da Santa Casa

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760