O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que tem políticos envolvidos nas invasões de terras em Cuiabá com interesses eleitorais, visando à captação de votos. A declaração foi feita nesta terça-feira (01.07), após um grupo de moradores de áreas ocupadas irregularmente realizar uma manifestação em frente à Prefeitura, requerendo regularização dos terrenos.
Além dos políticos, o prefeito afirmou que existem “grileiros” profissionais e até pretensos candidatos que buscam atrair votos por meio do apoio a essas ocupações. “Toda invasão em Cuiabá tem grileiro profissional e toda invasão tem político. Nenhuma invasão é feita sem o apoio da classe política: vereadores, deputados, interessados no processo eleitoral, interessados em conseguir votos da população carente e necessitada de habitação”, declarou Abilio.
Brunini argumentou que, diante da carência dos moradores, grileiros e políticos fornecem máquinas para abertura de ruas e até financiam obras de construção de residências. “Não é possível que uma ocupação, logo em seu início, já conte com alguém operando uma máquina, abrindo ruas, mapeando o traçado. Alguém está investindo nisso, alguém está financiando o parcelamento da obra”, afirmou.
Levantamento realizado pelo Governo do Estado aponta que 2.594 famílias vivem na região do Contorno Leste, e 172 atenderiam aos critérios para a regularização fundiária. Isso porque muitos ocupantes estariam em imóveis que não lhes pertencem ou possuem condições financeiras que os excluem dos requisitos para receber a doação do lote.
Abilio defendeu a cassação de políticos que incentivem a invasão de terras. “Deveria haver abertura de processo de cassação contra esses políticos que incentivam a infração da lei. Mas, infelizmente, não vejo nenhum dos poderes legislativos tomando qualquer providência a esse respeito”, concluiu.
Leia matéria relacionada - Abilio aponta que “aeroporto dos ricos” da Bom Futuro foi construído em área pública
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).