16 de Maio de 2025
16 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
16 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 16 de Maio de 2025, 11:10 - A | A

Sexta-feira, 16 de Maio de 2025, 11h:10 - A | A

radares escondidos

Abilio Brunini anuncia fim dos “radares caça-níqueis” e troca de empresa em Cuiabá

Os radares instalados de forma oculta serão removidos

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou em entrevista à imprensa nessa quinta-feira (15.05), que o contrato com a empresa responsável pelos radares de trânsito se encerra no dia 7 de julho, e não será renovado. Em reunião recente com a vice-prefeita Vania Rosa (Novo), secretária de Mobilidade Urbana (Semob), Abilio disse que foram discutidas mudanças importantes no modelo de fiscalização eletrônica adotado pelo município.

Segundo o prefeito, a atual empresa responsável será substituída por meio de licitação ou por adesão a uma ata já existente. A principal mudança será o fim dos chamados “radares caça-níqueis” — equipamentos escondidos e sem aviso prévio que, segundo ele, não estarão mais presentes em Cuiabá.

“Vamos trabalhar com lombadas eletrônicas, que possuem sinalização visível, display digital e contador de velocidade. Esse modelo foi sugerido pelo vereador Dilemário Alencar (União), e já está sendo usado em algumas regiões da cidade com bons resultados”, afirmou Brunini.

O gestor citou locais onde esses dispositivos já estão em funcionamento, como nas proximidades do Parque de Exposições, em frente à Escola Estadual Dom Pedro II (antigo Médici) e na Estrada da Chapada, próximo ao Mercado Paulista. “São pistas de alta velocidade, e nesses pontos o redutor visa salvar vidas”, explicou.

Brunini destacou que locais com alto índice de acidentes continuarão recebendo fiscalização, mas de forma clara e transparente. Ele mencionou áreas como o Contorno Leste e a avenida Dante de Oliveira, que já registraram vítimas fatais. “Onde houver risco à vida, haverá lombada eletrônica com sinalização visível. A intenção é preservar vidas”, reforçou.

Por outro lado, radares instalados de forma oculta serão removidos. Entre os pontos citados estão a região do Colégio Coração de Jesus, próximo ao bairro Dom Bosco, a Prainha e a área próxima ao restaurante Moitará. “Esses radares escondidos serão retirados. Na Miguel Sutil, todos os equipamentos terão display visível e serão devidamente sinalizados para que a população compreenda que a função é reduzir a velocidade, não punir de forma injusta”, concluiu o prefeito.

Leia também - Sindicatos denunciam fraudes em cartões consignados e cobram medidas do governo

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760