17 de Julho de 2025
17 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
17 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

VGNJUR Segunda-feira, 16 de Março de 2020, 15:05 - A | A

Segunda-feira, 16 de Março de 2020, 15h:05 - A | A

CORONAVÍRUS

AMAM pede que juízes trabalhem de casa e audiências sejam suspensas

Izabella Araújo/VG Notícias

O presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso (Amam), Tiago Souza Nogueira de Abreu protocolou nesta segunda-feira (16.03) um requerimento pedindo medidas preventivas contra o Coronavírus no Estado. Segundo ele, a pandemia que começa a se espalhar pelo país tem exigido a atenção e os cuidados de todos.

O presidente solicita que o TJ adote o home office como forma preferencial de trabalho para os próximos 60 dias (com possível reavaliação nos primeiros 30 dias, a depender da evolução do quadro) mantendo-se nos Fóruns, em regime de plantão, pequeno número de servidores para atendimentos emergências.

Em relação as audiências, sua suspensão é medida impositiva. “Busca-se não apenas preservar a saúde de magistrados, servidores e estagiários, mas principalmente evitar que os Fóruns virem pontos de difusão do vírus, atingindo a todos os usuários dos serviços judiciais presentes (advogados, partes).

Nas audiências de custódia, segundo o presidente, a situação é ainda mais sensível. “o deslocamento desnecessário de detentos, levando-os ao ambiente forense, rapidamente fará com que eles levem para o interior das cadeias e presídios o vírus, colocando em grande risco toda a população carcerária”.

A sugestão da AMAM é que possa haver estimulo a realização de atendimentos virtuais, por telefone, videoconferência ou outros meios, de modo que advogados e comunidades em geral continuarão com amplo acesso ao Poder Judiciário.

Sobre o prejuízo ao Judiciário em relação as medidas, no documento afirmam que são pequeníssimos: “atraso de poucos dias na realização de audiências (que podem ser compensados com mutirões num futuro próximo) e apenas isso. Já os prejuízos com a não adoção de tais medidas podem vir a ser devastadores, inclusive com a perda de vida”, pontua.  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760