Os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade, e os de 15 a 17 anos sem comorbidades de Várzea Grande serão vacinados a partir das 16 horas, desta quinta-feira (16.09), no polo do bairro Jardim dos Estados. Este grupo será imunizado com a primeira dose da Pfizer.
Depois do Ministério da Saúde emitir uma nota recuando a vacinação para jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades, o secretário de Saúde do município, Gonçalo Barros, afirmou ao , que os cadastros agendados não serão cancelados, e que cerca de 2 mil adolescentes devem ser vacinados entre hoje e amanhã (17). Amanhã a vacinação acontece no Parque Berneck, na programação do “Sextou VG”, a partir das 15 horas até meia noite.
Leia mais - Ministério da Saúde recua e retira adolescentes sem comorbidades da lista de vacinação contra Covid-19
Segundo o secretário, em 1º de setembro, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, através da nota técnica nº 40/2021, permitiu que a partir de 15 de setembro, tendo a disponibilidade da vacina, os municípios poderiam vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos, começando com comorbidade, e dando sequência conforme a faixa etária decrescente.
De acordo com Gonçalo, existe uma polêmica muito grande se existe vacina ou não, mas isso é um problema do Governo Federal. “O mundo inteiro está vacinando todas idades, esse recuo à gente trata até mesmo de um subterfúgio do Governo Federal para justificar essa 'bagunça' que é esse Governo. Essa que é a verdade”.
Segundo ele, isso causa revolta, pois o município estrutura tudo, tem um planejamento e simplesmente recebe essa nota. Barros disse que o Poder Executivo de Várzea Grande nunca contrariou o que traz o Plano Nacional de Imunização (PNI), mas nessa circunstância de hoje, aqueles que já estão agendados para hoje e amanhã (17) serão vacinados, mesmo contrariando a nota técnica emitida nesta tarde.
Questionado sobre a fala do ministro Marcelo Queiroga pedindo as mães para não levarem seus filhos para serem imunizados sem autorização da Anvisa, Gonçalo disse que a vacinação pela Anvisa está liberada. “É um absurdo o que esse Governo está fazendo. Eles admitem que vacinação para essa faixa etária está autorizado pela Anvisa, mas diz que o Governo Federal não recomenda. É um absurdo isso”, finalizou Gonçalo Barros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).