16 de Maio de 2024
16 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 18 de Agosto de 2022, 16:42 - A | A

Quinta-feira, 18 de Agosto de 2022, 16h:42 - A | A

Dia Nacional

Setasc orienta cadastramento de pessoas em situação de rua; VG realiza ação “Incluir é Proteger”

Para que essas pessoas em situação de risco possam fazer parte de programas específicos

Gislaine Morais/VGN

Nesta sexta-feira (19.08), é celebrado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), orienta os municípios quanto a importância do cadastramento dessas pessoas para que elas possam fazer parte de programas específicos.

As informações coletadas por meio dos formulários do Cadastro Único são importantes para que as pessoas em situação de rua sejam corretamente identificadas e suas características sejam conhecidas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, para a implementação de políticas e programas específicos voltados à promoção da autonomia dessas pessoas.

O Formulário Principal traz informações sobre o perfil socioeconômico (renda, escolaridade, raça/cor etc.). Já o Formulário Suplementar 2, “Pessoas em Situação de Rua”, traz informações específicas sobre as pessoas em situação de rua, tais como hábitos e motivos de permanência na rua.

O conversou com a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina, nesta quinta-feira (18), e ela explicou que nesta sexta (19) será feita a ação “Incluir é Proteger”. Ana Cristina declarou que a ação não foi divulgada, pois a intenção é fazer essa abordagem social, chegar, acolher e depois lançar.

Segunda ela, amanhã no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua - Centro Pop, será servido um café da manhã e na sequência palestras para apresentar os programas e ações realizadas pelo município, como o Centro Pop, Casa de Acolhimento, consultório de rua da Secretaria de Saúde entre outros. Os projetos contam com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Nesta semana, a SETASC destaca a importância do cadastramento de pessoas em situação de rua. A data 19 de agosto foi escolhida como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo.

Conforme os dados do CadÚnico do mês de junho de 2022, em Mato Grosso há registro de 2.682 pessoas nessa situação. Para que esse registro se aproxime cada vez mais à realidade social do Estado, é necessário que as gestões municipais realizem constantemente a inclusão e atualização cadastral da população em situação de rua durante todo o ano.

Leia também - Adolescente falta aula e mãe descobre que filha desapareceu em Cuiabá

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760