Internauta

Remédio que vence em julho de 2021 está sendo entregue na UPA em VG e paciente não é avisado, diz denúncia - Foto: Internauta
Médicos receitam dipirona em comprimido e na Farmácia do Ipase, em Várzea Grande, estão entregando para pacientes dipirona em gotas. Até ai sem nada demais. Contudo, o que chamou atenção de uma paciente é que estão dando vários frascos do medicamento para cada receita. Uma das pacientes recebeu os frascos e ficou intrigada porque havia recebido o medicamento além da quantidade prescrita pelo médico. Questionou na Farmácia porque estavam entregando dipirona com vencimento em julho, ou seja, no próximo mês, o rapaz que atende respondeu a ela, que aquele remédio nem deveria estar mais lá. Veja frascos no final da matéria.
Ao VGN, a internauta disse que os servidores da Farmácia não estão tendo o trabalho de avisar ao paciente que o medicamento vence em julho – e estão entregando para “descartar” mesmo o remédio. “Olha, fui a Upa no dia 02 de junho e o médico prescreveu dipirona em comprimido e me deram 10 frascos do remédio em gotas. Ontem, o médico já estava prescrevendo o dipirona em gotas. Perguntei pro rapaz por estavam dando remédio que vai vencer mês que vem, ele disse que estes dipironas nem deveriam estar mais na farmácia”, relatou a internauta ao VGN.
No frasco conta que o medicamento foi fabricada em julho de 2019 e vence em julho de 2021. Os medicamentos foram comprados na gestão passada.
Outro lado – O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, afirmou ao VGN que está indo neste momento á UPA para verificar a situação.
Barros afirmou ainda, que vai verificar os prontuários para saber quanto do medicamento foi prescrito nos últimos dias e tentar falar com os pacientes que receberam o remédio. “Vou investigar desde a aquisição, a estocagem no Centro de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (Cadim) até a prescrição e vamos abrir um Processo Administrativo para apurar responsabilidades. Isso é inadmissível e não pode ocorrer”.
Gonçalo Barros alerta as pessoas que receberam o medicamento (dipirona em frasco) com o vencimento em julho de 2021, para procurá-lo na Secretaria de Saúde do município. "Precisamos falar com estas pessoas, não podemos aceitar este tipo de comportamento no serviço público, principalmente, na saúde, mas precisamos da calaboração das pessoas que denunciam, para não ficar uma denúncia em vazia. Vamos tomar todas as providências, mas peço, encarecidamente, para as pessoas me procurarem", apelou o secretário.
Leia mais
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).