25 de Maio de 2024
25 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024, 16:11 - A | A

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024, 16h:11 - A | A

PRECISA DE SOLUÇÃO

Presidente do TCE diz que interrupção e tela de contenção não resolvem problema do Portão do Inferno

O presidente do TCE disse que o caminho mais rápido e fácil é fazer a pista mais para dentro

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

O conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do Tribunal de Contas (TCE/MT), declarou em entrevista, nesta quinta-feira (11.01) que interromper a pista na região do Portão do Inferno, na MT-251, não é eficaz, sugerindo, em vez disso, o deslocamento da pista para o interior.

"É evidente a deterioração naquela área, levantando a preocupação de um possível colapso iminente na ponte. O buraco próximo ao Portão do Inferno parece ameaçador. Ao investigar a pista amanhã, encontraremos diversas rachaduras, enquanto o guarda-corpo já se afastou 50 cm. É notável o deslocamento naquela região, tornando altamente perigosa", alertou Ricardo.

Ele destacou que o Governo do Estado tem a capacidade de realizar essa ação, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) não proíbe essa medida, conforme comunicado oficial.

Sérgio Ricardo enfatizou a cobrança do ICMBio à Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA) para um posicionamento sobre as próximas ações. 

O conselheiro liderará uma inspeção no Portão do Inferno nesta sexta-feira (12), às 9 horas, com a participação de autoridades e entidades como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sinfra, CREA, MP Estadual e Federal, ICMBIO, IBAMA e UFMT.

“O TCE vai ao local. É uma obrigação verificar obras em andamento, em construção e conservação. O Tribunal vai fazer esse papel e depois distribuir um relatório, principalmente, para as instituições aqui e ao Tribunal de Contas da União (TCU)”, declarou.

Ele reiterou a responsabilidade do TCE em verificar obras e conservação, anunciando a distribuição de um relatório para diversas instituições, incluindo o Tribunal de Contas da União (TCU).

Sérgio Ricardo alertou para a urgência de uma solução na região, evidenciando relatórios sobre a deterioração iminente. Ele ressaltou a importância da prevenção, mencionando o risco de desabamentos na área e solicitou a implementação de uma Comissão de Prevenção de Riscos, conforme previsto em lei.

O presidente do TCE concluiu propondo a alternativa de realocar a pista para o interior como uma medida urgente a ser sugerida ao Governo do Estado.

 Leia mais - Presidente do TCE/MT lidera comitiva de inspeção no Portão do Inferno e cobra responsabilidade do Governo

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760