25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 10 de Março de 2014, 15:48 - A | A

Segunda-feira, 10 de Março de 2014, 15h:48 - A | A

Paralisação

Operários do COT da UFMT ‘cruzam os braços’ e paralisam obra da Copa

Paralisação deve prejudicar o andamento das obras

por Lucione Nazareth / VG Notícias

Cerca de 190 operários da obra do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em forma de protesto paralisaram as atividades nesta segunda-feira (10.03). Os operários reivindicam o pagamento de salários atrasados e melhores condições de trabalho.

Os operários reclamam que as condições de trabalho no local são precárias, tendo falta constante de água, banheiros entupidos, alimentação inadequada. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios, os trabalhadores estão sendo tratados pela empresa responsável pela obra, com desdenha e sem nenhum respeito com o ser humano.

De acordo com o sindicato, os operários estão desmotivados e se recusam a voltar ao trabalho caso a situação não seja revolvida. A categoria promete continuar com a paralisação por tempo indeterminado, prejudicando o andamento das obras, se a empresa responsável pela obra, não se mostrar disposta a resolver os problemas e também pagar os salários atrasados. A obra é de responsabilidade do consórcio formado pelas construtoras Engeglobal e Três Irmãos.

Além disso, os trabalhadores denunciam que os cartões de ponto estariam sendo batidos por terceiros e não pelos próprios trabalhadores, as horas extras de alguns trabalhadores não estariam sendo contabilizadas e o FGTS de grande parte dos operários não estaria sendo depositado pela empresa como determinação a legislação trabalhista.

Importante destacar que no final de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá denunciou as más condições de trabalho nas obras do COT da UFMT aos órgãos trabalhistas.

Outro lado -  Uma das empresas responsável pela obra, a Engeglobal informou que informou os salários devem ser pagos ainda nesta segunda e que as demais reivindicações serão avaliadas. A empresa admitiu que o canteiro de obras precisa de adequações, a fim de propiciar um melhor ambiente de trabalho aos operários.

Referente às denúncias dos operários, a Engeglobal negou a existência destes atos ilegais, mas garantiu que vai apurar todas as denúncias.

Já a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou por meio da assessoria de imprensa, que está monitorando de perto a situação para que o cronograma de execução da obra seja cumprido de acordo com que foi estabelecido pelo Estado.

Importante destacar que a obra iniciou em 04 de março de 2013 e deveria ter sido entregue em dezembro de 2013, porém, devido a problemas de projeto ocasionou um atraso de quatro meses na obra. O novo prazo para conclusão do COT é para o fim de maio deste ano.

O Centro de Treinamento está orçado em R$ 15,8 milhões e terá capacidade para 1,5 mil torcedores. Após a Copa do Mundo, será um centro de referência olímpica, já que uma pista oficial de atletismo, com piso sintético e 400 metros de comprimento, está sendo construída no local.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760