Mato Grosso se destacou no novo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nessa quinta-feira (08.05) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Com dados de 2023, o levantamento revelou que 91,3% da população mato-grossense vive em municípios com níveis de desenvolvimento considerados altos ou moderados – entre os melhores desempenhos do país.
O IFDM avaliou 5.550 municípios brasileiros, cobrindo 99,96% da população nacional, com base em indicadores de Emprego & Renda, Educação e Saúde. A análise mostra que Mato Grosso ocupa a 6ª posição entre os Estados com maior proporção da população em localidades com desempenho satisfatório.
Entre os municípios mato-grossenses, o destaque ficou para Lucas do Rio Verde, que conquistou a 171ª posição no ranking nacional, sendo o município mais bem avaliado do Estado. Logo atrás, aparecem Primavera do Leste (225º), Cuiabá (303º), Sinop (321º) e Rondonópolis (373º).
Por outro lado, a cidade de Várzea Grande, a segunda mais populosa do Estado, teve desempenho tímido: ocupa a 2.137ª posição nacional e está apenas no 70º lugar entre os 141 municípios mato-grossenses avaliados.
Na outra ponta do ranking estadual, os cinco municípios com os piores índices de desenvolvimento foram: Nova Nazaré (5.463º, o pior do Estado), Campinápolis (5.403º), General Carneiro (5.181º), Santa Teresinha (4.991º) e Ponte Branca (4.871º).
O estudo mostra que, embora Mato Grosso apresente bons índices gerais, ainda há disparidades regionais significativas. O cenário nacional também reflete essa desigualdade: 42,8% das cidades brasileiras seguem em faixa de baixo desenvolvimento, enquanto apenas 4,6% alcançaram o patamar de desenvolvimento alto.
Leia Também - Enem 2025 tem cronograma definido; confira as datas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).