O comércio de Mato Grosso deve movimentar cerca de R$ 395 milhões no Dia das Mães deste ano, conforme pesquisa de intenção de consumo e comemorações divulgada pelo Sebrae-MT. O levantamento foi realizado entre os dias 13 de março e 1º de abril em 1.070 entrevistas feitas em municípios do Estado.
Apesar do número expressivo, o valor representa uma queda de 26% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo o Sebrae, o recuo é reflexo da alta nos preços e da insegurança financeira enfrentada pelos consumidores.
O gasto médio por presente deve girar em torno de R$ 498. Entre os entrevistados, 54% disseram que vão pesquisar preços antes de fechar a compra, buscando o melhor custo-benefício. Promoções e descontos são decisivos para 64% dos consumidores, enquanto 63% afirmam que a qualidade do produto influencia na escolha.
Presentes mais procurados
As principais opções de presentes citadas pelos consumidores são:
• Roupas (51%)
• Calçados (40%)
• Chocolates (37%)
• Cestas de café da manhã (29%)
• Bolsas (23%)
• Flores (20%)
• Perfumes (18%)
Além disso, 23% dos entrevistados ainda não decidiram o que vão comprar.
As lojas físicas, tanto de rua quanto de shoppings, seguem sendo as preferidas na hora da compra. Mesmo com grande parte das pessoas pesquisando preços, 57% devem deixar para comprar na última semana antes do Dia das Mães.
Comemorações
A pesquisa também apontou que 59% dos entrevistados pretendem almoçar fora em comemoração à data. Outros 12% planejam um jantar especial, enquanto 6% disseram que vão aproveitar o fim de semana para viajar.
Leia também - MPF amplia investigação sobre descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).