09 de Maio de 2025
09 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
09 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 16:04 - A | A

Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 16h:04 - A | A

veja vídeo

Superlotação e demora na UPA Cristo Rei causam revolta em pacientes e familiares

Uma paciente disse que ficou quase 5 horas para ser atendida

Gislaine Morais/VGN

A superlotação e a demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristo Rei, em Várzea Grande, geraram indignação entre os pacientes nesta quinta-feira (08.05). Jessica, filha de uma paciente, entrou em contato com a reportagem do relatando que sua mãe, Lúcia Rosa, aguardou quase cinco horas por atendimento médico.

Segundo Jessica, Lúcia foi diagnosticada duas vezes com pneumonia e já havia iniciado tratamento na mesma unidade. Após encerrar o uso dos medicamentos na quarta-feira (07), voltou a sentir dores e procurou um posto de saúde, no bairro Unipark, onde foi orientada a realizar um raio-x e uma tomografia na UPA Cristo Rei.

Após passar pela triagem, Lúcia foi classificada com a pulseira amarela, que indica caso urgente. Mesmo assim, aguardou por quase cinco horas. "Minha mãe chegou às 17 horas, foi classificada como caso urgente, e só conseguimos atendimento às 21h39. O médico apenas solicitou o raio-x e não receitou nenhum medicamento. Disse que a tomografia teria que ser agendada no posto", desabafou Jessica.

Ela criticou o atendimento prestado nas unidades públicas de saúde do município. "As pessoas ficam horas esperando em pé, e no final saem frustradas com a falta de resolutividade", afirmou.

Ainda na noite de quinta-feira (08), a reportagem do recebeu outra denúncia, desta vez envolvendo o Pronto-Socorro de Várzea Grande (PSVG). Segundo uma moradora, o local estava lotado, sem leitos para crianças e com médicos se recusando a realizar atendimentos. De acordo com a denúncia, apenas três médicos estavam de plantão.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que a alta demanda na UPA Cristo Rei se deve ao aumento expressivo de atendimentos por síndromes gripais e arboviroses, comuns nesta época do ano. A pasta afirmou que o tempo de espera varia de acordo com a classificação de risco, sendo priorizados os casos mais graves, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Ainda segundo a nota, o quadro de médicos na unidade está completo.

Em relação ao Pronto-Socorro, a Secretaria reconheceu uma sobrecarga temporária provocada pela alta demanda espontânea, mas garantiu que o atendimento foi normalizado ao longo do dia.

Nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a alta demanda registrada na UPA Cristo Rei se deve ao aumento expressivo de atendimentos por síndromes gripais e arboviroses, comuns neste período do ano. A média de espera tem variado conforme a classificação de risco de cada paciente, priorizando os casos mais graves, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Quanto ao quadro de profissionais médicos na unidade está completo.

Em relação ao Pronto-Socorro, houve sobrecarga temporária em razão da demanda espontânea, mas o atendimento segue normalizado ao longo do dia.

Leia também - Governo do Estado tem 15 dias para prestar contas ao TCE-MT sobre créditos consignados

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760