A partir das 15h desta quinta-feira (10.07), o número de emergência 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), passa a funcionar de forma integrada ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) em Mato Grosso. A medida faz parte de um projeto de cooperação técnica entre os órgãos estaduais e, nesta primeira fase, atenderá Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.
Durante o processo de transição, o número 192 poderá apresentar instabilidade ou ficar temporariamente indisponível. Caso isso ocorra, os chamados de urgência devem ser feitos pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que fará o direcionamento adequado.
O termo de cooperação técnica entre o Ciosp e o Samu foi anunciado pelo Governo do Estado na última terça-feira (08). A proposta visa integrar os atendimentos do Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para agilizar o tempo de resposta em situações emergenciais.
Modelos semelhantes de integração já estão em funcionamento em Alagoas, Sergipe e Espírito Santo. Em Mato Grosso, a parceria foi formalizada entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
Apesar da proposta de otimização, a mudança tem gerado apreensão entre profissionais do Samu, como já noticiado anteriormente pelo site, devido a preocupações com a autonomia e a operacionalização do serviço durante e após a transição.
Leia matérias relacionadas: Samu agora atua com PM e Bombeiros em tempo real
Transferência do Samu ao Ciosp ignora normas do Ministério, alerta Sindicato
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).