Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé passaram a contar, desde a noite de segunda-feira (07.07), com um novo sistema de atendimento pré-hospitalar de urgência. O modelo unifica a regulação de chamadas de emergência e integra Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de oferecer respostas mais rápidas e eficientes.
A central funciona dentro do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), onde profissionais das três forças atuam de forma coordenada, compartilhando informações em tempo real. A estrutura permite triagem conjunta das ocorrências e o envio imediato da equipe mais adequada para cada tipo de atendimento.
O serviço conta com 102 profissionais temporários, todos com formação técnica em enfermagem, que prestam suporte básico de vida em situações como acidentes, mal súbito e emergências clínicas em vias públicas e residências.
Além da integração operacional, o sistema também adota uma plataforma digital para agilizar o despacho das viaturas, reduzir o tempo de resposta e melhorar o registro e o controle das ocorrências — o que, segundo o governo, deve garantir maior eficiência na alocação dos recursos públicos.
O número de acionamento do serviço continua sendo o 192. Com a nova estrutura, a regulação das chamadas é feita de forma compartilhada entre Samu, Bombeiros e PM.
Leia também: Prefeito sofre infarto e é internado após cateterismo no Hospital Geral
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).