01 de Outubro de 2025
01 de Outubro de 2025

Editorias

icon-weather
01 de Outubro de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 11:17 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 11h:17 - A | A

Veja video

Moradores do Costa Verde denunciam 15 dias sem coleta de lixo

Descumprimento de cronograma gera acúmulo de lixo em bairros de VG

Gislaine Morais/VGN

Moradores do bairro Costa Verde, em Várzea Grande, denunciaram nesta segunda-feira (29.09) que estão há mais de 15 dias sem coleta de lixo. A situação tem causado acúmulo de sacos em frente às residências e sujeira nas ruas, o que, segundo os relatos, gera sensação de abandono por parte da Prefeitura.

A moradora Keli Cristina de Moura, que vive há 13 anos no Costa Verde, descreveu o cenário de descaso. “Todas as casas estão com lixo acumulado na porta e com um odor terrível. Já são 15 dias sem coleta. A avenida está imunda e ainda temos o problema do Linhão, que é um descaso da Energisa com a limpeza. Além disso, o bairro sofre com acúmulo de restos de construção jogados nas ruas. A situação é insustentável”, afirmou.

Keli também relatou que a população convive com dificuldades históricas de abastecimento de água. “Eu moro aqui há 13 anos e, desde então, nunca tivemos água suficiente para encher a caixa. Tivemos que construir um reservatório nos fundo de casa porque a água nunca subiu. Todo ano, entre julho e setembro, precisamos comprar água. Agora, além desse problema antigo, enfrentamos também falhas frequentes na coleta de lixo. O bairro está como mostram as imagens que encaminhei”, disse.

Outro bairro afetado é o Planalto Ipiranga. O morador Carlos Alberto denunciou que o cronograma oficial da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana não vem sendo cumprido. Segundo ele, a coleta deveria ocorrer às terças, quintas e sábados à noite, mas não foi realizada no último sábado (27). “Nesse sábado não passou, as ruas ficaram cheias de lixo à mercê dos porcos, que rasgam os sacos e espalham os resíduos pelas calçadas e ruas”, relatou.

Os moradores cobram uma resposta imediata da Prefeitura e da Secretaria responsável sobre as falhas e pedem providências urgentes para normalizar o serviço de limpeza urbana.

Outro lado

O entrou em contato com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, e por meio de nota, a pasta informou que no bairro Costa Verde, houve falhas operacionais que impediram a coleta em sua totalidade nos últimos dias, sendo realizada apenas de forma parcial. Para normalizar a situação, a Prefeitura está organizando um mutirão com caminhões de apoio, que atuarão em dois dias seguidos, a partir de hoje, para zerar o acúmulo de resíduos e restabelecer a coleta de acordo com o cronograma oficial.

A Secretaria informou ainda que, quando a coleta não é concluída integralmente no dia estabelecido, as equipes retornam para finalizar o serviço, evitando que o bairro fique desassistido.

No caso do bairro Planalto Ipiranga, o cronograma de coletas às terças, quintas e sábados no período noturno continua válido. Eventuais atrasos ou falhas pontuais são corrigidos com retorno imediato das equipes para a conclusão do serviço.

"A Prefeitura reforça que está adotando medidas emergenciais para minimizar os impactos causados pelo acúmulo de lixo e segue trabalhando para garantir a regularidade da coleta em todos os bairros, evitando que situações semelhantes voltem a ocorrer", diz trecho da nota.

Leia também - Prefeita de VG tentou pagar multa eleitoral em 50 vezes de R$ 100

 

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760