01 de Outubro de 2025
01 de Outubro de 2025

Editorias

icon-weather
01 de Outubro de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 09:03 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 09h:03 - A | A

Em busca de novos mercados

Governo de MT negocia ligação aérea internacional com Peru

As tratativas ocorreram durante a Expoalimentaria 2025, realizada na Capital peruana

Nicolle Ribeiro/VGN

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Agência Invest MT abriram negociações com a Latam Airlines para viabilizar um voo direto entre Cuiabá e Lima, no Peru. As tratativas ocorreram durante a Expoalimentaria 2025, realizada na Capital peruana entre os dias 24 e 26 de setembro, e também envolveram a companhia aérea Sky, que avalia alternativas de conexão entre os dois países.

A proposta da Latam prevê um trajeto ligando Lima, Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá, ampliando a conectividade regional e reforçando o papel logístico da Capital mato-grossense.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a rota é estratégica. “Precisamos fazer a conexão aérea com o Peru e os Estados da Amazônia, e de Cuiabá para o mundo. Essa rota pode complementar as potencialidades regionais e abrir mercados internacionais importantes, como o peruano e o boliviano”, afirmou.

Além das negociações aéreas, a missão mato-grossense também levou à feira a qualidade da carne bovina, suína e produtos de panificação. Empresas como Mika, ThreePaes, Nutribras, Coopernova e o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) participaram de rodadas de negócios com potenciais compradores internacionais.

A delegação ainda esteve no Meeting Brasil-Peru e visitou o Porto de Chancay, considerado futuro hub logístico para exportações sul-americanas rumo à Ásia. Na quinta-feira (25), representantes da Sedec, Invest MT, Imac e Nutribras participaram de um jantar com o adido agrícola do Brasil em Lima, Warley Campos, e empresários locais, reforçando a prospecção de negócios.

A presença na Expoalimentaria integra uma estratégia conjunta do Governo do Estado, Agência Invest MT, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fundação Uniselva, Sebrae e empresas privadas para internacionalizar a produção e abrir novos mercados.

Com informações da Sedec.

Leia também - Enquete: 79% dos internautas querem maternidade perto do Pronto-Socorro em VG

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760