O vereador de Várzea Grande, Kleber Feitoza (PSB), gravou vídeos neste domingo (28.09) durante uma visita ao sistema de captação de água no Bonsucesso, onde, segundo ele, encontrou a “prova do maior descaso da atual gestão”. Enquanto milhares de moradores estão há dias sem uma gota de água nas torneiras, o local apresentava equipamento estragado sem poder captar água do rio.
Feitoza relatou que foi chamado por moradores da região, que denunciaram a situação crítica no abastecimento. “Vim aqui hoje, em pleno domingo, na captação do Bonsucesso. Os moradores me ligaram desesperados, dizendo que estavam sem água. Ao chegar, me deparo com essa cena absurda. O povo sem água em casa e aqui acontecendo o contrário: desperdício”, afirmou.
O parlamentar lembrou que a prefeita Flávia Moretti (PL) fez da melhoria do abastecimento uma das principais promessas de campanha. “A população está sem água, mas essa era a maior promessa da atual gestão. Cadê a solução?”, questionou.
Segundo informações repassadas a Feitoza por moradores da região, o problema estaria relacionado à falta de pagamento do Departamento de Água e Esgoto (DAE) à empresa responsável pela manutenção. “A situação está assim porque, segundo contam, o DAE não fez o pagamento devido. É inaceitável que a população sofra desse jeito por má gestão”, disse.
OUTRO LADO
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) informou, por meio de nota, que a captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Imigrantes está temporariamente paralisada para manutenção. A interrupção ocorreu após a identificação de defeito em um dos rolamentos das bombas de captação.
A empresa responsável pela manutenção das bombas não possui equipe disponível para realizar o serviço neste domingo (28). Entretanto, confirmou que os reparos serão executados nesta segunda-feira (29), garantindo o restabelecimento da captação.
Sobre a falta de pagamento à empresa, o DAE admitiu débitos, mas alegou que, mesmo assim, a prestadora continua executando manutenções. Contudo, informações recebidas pelo e pelo vereador Kleber Feitoza apontam que a estação de captação estaria com problemas há alguns dias e que a empresa teria se recusado a realizar os reparos justamente em razão da inadimplência do órgão.
Nota Informativa – ETA Imigrantes
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) informa que a captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Imigrantes está temporariamente paralisada para manutenção.
A paralisação foi necessária após a identificação de defeito em um dos rolamentos das bombas de captação. Por segurança operacional e para evitar danos maiores ao equipamento, optou-se pela interrupção até a realização do reparo.
A empresa responsável pela manutenção das bombas não possui equipe disponível para realizar o serviço neste domingo (28). Entretanto, já confirmou que os reparos serão executados nesta segunda-feira (29), garantindo o restabelecimento da captação.
Ressaltamos que, de fato, a empresa possui valores a receber junto, mas esses pagamentos estão sendo feitos dentro de um cronograma definido em conformidade com as orientações do Tribunal de Contas. Apesar dessa situação, as empresas prestadoras de serviço seguem atuando em conjunto com a autarquia, em compromisso de garantir o melhor atendimento à população várzea-grandense.
Leia também - Flávia Moretti adere a nova ata e firma contrato de R$ 6,1 milhões
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).