Um poço artesiano está sendo construído de forma irregular na Rua Major João Viêira, no bairro Manga, em Várzea Grande, segundo denúncia encaminhada à redação.
O denunciante, que preferiu não se identificar por medo de represálias, relatou que a obra tem causado sérios transtornos à vizinhança, especialmente a pessoas idosas e aos animais da região.
“Um morador aqui do bairro está fazendo um poço irregular, trazendo transtorno com barulhos para pessoas idosas acamadas. Cachorros e gatos estão todos atormentados com os barulhos, que são horríveis”, afirmou o morador.
No vídeo enviado à reportagem, é possível ver um equipamento operando e emitindo um ruído extremamente alto, perfurando possivelmente o solo.
A perfuração de poços artesianos requer autorização dos órgãos ambientais competentes, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Agência Nacional de Águas (ANA), além de seguir normas técnicas para evitar riscos ao lençol freático e à saúde pública. A realização de obras sem as devidas licenças pode acarretar sanções administrativas e até criminais.
Outro lado
A reportagem está apurando se há autorização para a construção do poço no local e procurará os responsáveis para esclarecimentos, bem como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) para verificar se alguma providência será tomada.
Leia também - Cuiabá recebe workshop para melhorar qualidade do algodão nos dias 26 e 27 de maio
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).