08 de Agosto de 2025
08 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
08 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 22 de Junho de 2021, 21:54 - A | A

Terça-feira, 22 de Junho de 2021, 21h:54 - A | A

Seis horas de durabilidade

Mais de 80 doses de vacinas contra Covid-19 são furtadas em MT

As vacinas foram furtadas no município de Lucas do Verde

Gislaine Morais/VGN

Tânia Rêgo/Agência Brasil

VGN_vacina astrazeneca aplicação

Vacinas Atrazeneca são furtadas em Lucas do Rio Verde.

 

Mais de 80 doses de vacinas contra a Covid-19 foram furtadas da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde (a 353 de Cuiabá), nesta terça-feira (22.06).

A secretária da pasta, Fernanda Heldt Ventura, juntamente com a procuradora do município, Derlise Marchiori, estiveram na Delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

Em entrevista a um site local, Fernanda disse que quem faz a aplicação das vacinas é um grupo de servidores de carreira, dedicados e treinados. “Todo mundo treinando com esse zelo. Por exemplo, se sobra uma dose no frasco porque a pessoa não pode comparecer ou se apresentou com gripe, a equipe entra em contato com as listas dos dias seguintes e chama outra pessoa para que não haja perda de dose”, justificou a secretária, em relação à equipe que cuida das vacinas.

A responsável pela pasta pediu à população, que se tiver alguma informação sobre as vacinas furtadas, que entre em contato com a polícia ou a Secretaria.

Leia também - Mato Grosso registra 1.800 novos casos de Covid-19 e 41 mortes em 24 horas

Ela afirmou que o caso também será investigado dentro da Prefeitura, pois por se tratar de um órgão público, eles têm acesso às escalas diárias dos profissionais de saúde e também às vacinas.

Questionada se isso pode prejudicar as pessoas que estão agendadas para a segunda dose, a secretária disse que não - e destacou que a Prefeitura tem doses suficientes para não ter esse prejuízo.

Ela ressaltou que o município vai acionar o Estado solicitando ressarcimento das doses - tendo em vista que o município até hoje não fez nenhuma notificação de perda de dose.

Segundo Fernanda, no Estado existe uma reserva técnica justamente no caso de perdas. “Então espero que a gente consiga sensibilizar o Estado diante do acontecido, para que não haja prejuízo às pessoas que receberiam essas 84 vacinas”, ponderou a secretária.

A secretária disse que as vacinas furtadas foram da Astrazeneca, e só podem ficar fora do armazenamento por seis horas, depois não tem mais eficácia e tem que ser descartadas. “Quem fez isso aspirou o líquido do frasco e deixou o frasco para trás”.

 

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760