Começa nesta segunda-feira (06.06) e segue até sexta-feira (10) a campanha de doação de sangue “VG + Vidas”. A ação é realizada em frente ao prédio da Prefeitura, com funcionamento das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
A campanha é uma iniciativa do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o MT-Hemocentro.
O prefeito Kalil Baracat (MDB) e a primeira-dama e promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat foram os primeiros a doarem sangue na unidade móvel do Hemocentro. Na ocasião, Kalil convidou a população a comparecer e colaborar no gesto solidário.
“Nos sensibilizamos com isso e estamos fazendo aqui em Várzea Grande essa campanha. O GAAT e a Secretaria de Saúde estão todos envolvidos. E o que nós queremos é arrecadar sangue para contribuir com o Hemocentro. Gostaria de convidar a toda a sociedade várzea-grandense para juntamente conosco, participar dessa campanha. Venham doar sangue! Venha somar junto conosco!”, disse.
Leia também: Fagundes rebate Galvan: "não sou de briga, sou de trabalhar"
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, afirmou que está trabalhando com o MT Hemocentro e com o Governo do Estado para abrir uma agência do MT Hemocentro em Várzea Grande.
SAIBA COMO DOAR SANGUE - No local de doação será realizado um cadastro e uma triagem clínica com enfermeiro antes da captação de sangue. Também é oferecido um lanche após a doação. Todo o procedimento dura em torno de 30 a 40 minutos. A unidade móvel tem capacidade de 40 atendimentos por período (das 8h às 11h30 e das 13h às 16h).
Vale destacar que quem tomou a vacina recentemente deve observar alguns prazos para doar sangue, sendo: 48 horas de intervalo para quem tomou vacina contra a gripe ou a vacina Coronavac (contra a covid-19). No caso das demais vacinas contra a Covid-19 (Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) é necessário aguardar 7 dias para fazer a doação. Caso a pessoa tenha contraído Covid-19 ou alguma outra doença gripal, é possível doar sangue após 10 dias de cessados todos os sintomas.
Com informações da assessoria
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).