A Igreja Católica São Pedro Apóstolo, em Pedra Preta, a 241 km de Cuiabá, foi oficialmente tombada como patrimônio histórico, cultural e de relevante importância social. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT) por meio da Lei Municipal nº 1.861.
Fundada em junho de 1965 pelo então bispo Dom Vunibaldo Godehardo Tauller, a paróquia foi desmembrada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Rondonópolis, e desde então se tornou um dos principais pontos de referência religiosa e comunitária da região.
Com o crescimento de Pedra Preta e o aumento no número de fiéis, a delimitação territorial da paróquia chegou a gerar questionamentos. Em resposta, o bispo Dom Osório fixou os limites em decreto, definindo como marco inicial a barra do Rio Tadarimana com o Rio Vermelho, abrangendo áreas que fazem divisa com Rondonópolis, Guiratinga, Alto Garças e Itiquira.
Além do papel religioso, a Paróquia São Pedro Apóstolo é reconhecida por sua atuação social. Ao longo das décadas, organizou clubes de mães, cursos de corte e costura, bordado, palestras e campanhas solidárias, especialmente no Natal, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, a paróquia atende 17 capelas e cinco comunidades religiosas no município.
Leia também: Itiquira recebe R$ 770 mil para Expoiti, Torneio Leiteiro e Festa de Peão
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).