O Brasil registrou em 2024 a maior queda nos casos de roubo desde o início da série histórica, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (24.07) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Ao mesmo tempo em que os roubos diminuíram, os crimes de estelionato cresceram e alcançaram um nível recorde, especialmente aqueles aplicados pela internet, como golpes e fraudes virtuais.
Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os casos de estelionato por meios eletrônicos subiram 17% em relação a 2023. Foram, ao todo, 281,2 mil ocorrências registradas neste ano, contra 222,7 mil no ano passado. Em seis anos, o número total de estelionatos aumentou 408%, enquanto os registros de roubo caíram pela metade no mesmo período.
Boa parte desse aumento está ligada ao avanço dos golpes virtuais após a pandemia. Entre 2021 e 2024, os crimes de fraude online cresceram 133%. Os golpistas se passam por empresas, instituições ou até pessoas conhecidas para enganar as vítimas, geralmente por meio das redes sociais, ligações telefônicas ou e-mails, com o objetivo de roubar dinheiro ou dados pessoais.
O anuário, publicado anualmente desde 2011, reúne informações oficiais enviadas pelas polícias dos 26 Estados e do Distrito Federal.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).