26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 12 de Novembro de 2017, 08:00 - A | A

Domingo, 12 de Novembro de 2017, 08h:00 - A | A

SAÚDE

Estado e município deverão comprovar ações que zeram demanda de exame de espirometria

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução/Ilustração

exame

Exame de espirometria (prova de função pulmonar)

O juiz Luís Aparecido Bertolucci Júnior determinou ao município de Cuiabá e ao Estado de Mato Grosso, que no prazo de 30 dias comprovem que zeraram a demanda reprimida indevidamente para o exame de espirometria (prova de função pulmonar), em pacientes usuários do SUS, residentes na Capital e no interior do Estado.

A Ação Civil Pública foi proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE/MT), por meio da 12ª Promotoria Cível – Defesa da Cidadania e do Consumidor, ao constatar omissão dos gestores do SUS, tanto do município de Cuiabá, quanto do Estado, no que se refere a ausência de condições para que os pacientes, devidamente encaminhados por seus respectivos médicos, realizem o exame.

Conforme consta dos autos, embora o município de Cuiabá e o Estado tenham apresentado plano de ação para colocar em prática a solução que visa zerar a demanda pelo exame em Mato Grosso, ambos não informaram o prazo para a ação.

“(...) Dessa forma, determino que o Município de Cuiabá e o Estado de Mato Grosso, no prazo de 30 (trinta) dias, apresentem de forma detalhada o plano de ação e o prazo de cumprimento para cada medida, com o fito de dar integral cumprimento à sentença”, cita trecho da decisão.

Diante disso, o magistrado determinou que o governador Pedro Taques (PSDB), o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (PMDB), bem como a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, prestem esclarecimentos sobre os valores disponibilizados.

Sobre a hipótese de não apresentação de justificativa razoável, os gestores ficarão sob pena de bloqueio dos valores necessários para o exame, até mesmo na iniciativa privada. Cujo desbloqueio, será somente a apresentação de três orçamentos pelo autor, observando-se o preço médio do mercado.

Segundo a decisão, caso não apresentem uma justificativa, o governador, prefeito e os secretários estarão sujeitos a suportarem, individualmente, multa pessoal no valor de R$ 2 mil por dia de atraso, limitado ao montante de R$ 200 mil para cada um.

No caso de descumprimento injustificado, além da sujeição à multa pessoal, sujeitarão os responsáveis às sanções civis, penais e administrativas, as quais poderão ser aplicadas cumulativamente, dentre as quais se destaca a lavratura de Termo Circunstanciado pela prática do ilícito de desobediência (art. 330 CP) e remessa dos autos ao Ministério Público para que seja apurado eventual ato de improbidade administrativa.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760