O Estado de Mato Grosso anunciou a instalação de mais mil câmeras de videomonitoramento até 2022, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Atualmente o Estado conta com 283 câmeras, sendo 155 de videomonitoramento e 128 OCR. A ampliação corresponde a um aumento de mais de 340%.
Os aparelhos estão instalados em pontos estratégicos de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e em rodovias estaduais.
Conforme o Governo, o incremento tecnológico denominado Projeto Águia faz parte do pacote de obras do programa Mais MT. Ao todo serão investidos R$ 108 milhões.
O projeto visa a instalação de câmeras OCR (leitores ópticos de caracteres) nas vias públicas em todo o Estado, com foco na repressão dos índices criminais, tais como tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, dentre outros.
As imagens capturadas pelas câmeras serão recebidas no Ciosp. Em caso de o veículo ter alguma queixa criminal, o alarme será acionado e os operadores informarão as forças policiais mais próximas para fazer a abordagem. As imagens serão compartilhadas com as Secretarias de Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente (Sema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa de Tecnologia da Informação (MTI), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM/MT – INMETRO).
As ações de comando e controle das câmeras estão dentro da Secretaria de Segurança Pública, por meio da adjunta de Integração Operacional (Saiop), setor responsável por deflagrar as operações integradas em todo o Estado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).