14 de Maio de 2025
14 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
14 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 24 de Abril de 2020, 11:34 - A | A

Sexta-feira, 24 de Abril de 2020, 11h:34 - A | A

Volta às aulas

Educação deve criar mecanismos para proteger alunos, mas Governo pode rever decreto

Adriana Assunção/VG Notícias

Assessoria

alunos

 

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou durante coletiva virtual na manhã desta sexta-feira (24.04), que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está criando mecanismos para proteger os estudantes caso  às aulas sejam retomadas em 4 de maio, conforme decreto do Governo do Estado.

Gilberto pontuou que a contaminação vai continuar crescendo, os casos vão continuar com a redução do isolamento social, mas é possível adotar, algumas medidas de segurança para evitar a propagação muito maior. Segundo ele, é possível adotar nas escolas as medidas farmacológicas implementadas no comércio, na indústria e nas áreas de serviço.

“Eu acredito que toda decisão de flexibilização deve vir acompanhada com uma certa providência de proteção. Os casos de covid-19 em Mato Grosso continuam baixo, o que nos permite fazer flexibilizações, mas em pontos específicos tem condicionantes que são necessários planejamento. Acredito que as secretarias estaduais devem estar planejando mecanismos, que permite um certo distanciamento entre os alunos, um contorno do fluxo dos alunos para que evitemos uma contaminação em níveis bastante elevados”, afirmou o secretário. 

Leia mais - Governo flexibiliza abertura de comércios, igrejas, parques e aulas retornam em 04 de maio

Figueiredo destacou que o governador Mauro Mendes (DEM) não decretou a volta às aulas ao ressaltar que a decisão não é definitiva: “Ele decidiu através de um decreto, em que a capacidade hospitalar seja levada em consideração ou para a abertura das atividades, ou até mesmo a volta as aulas, não decretou a volta as aulas.”

“Ele disse que vai fazer uma análise, tem uma relação condicionante com o número de percentual de pessoas infectadas por cada 1 milhão de habitantes e também leva em consideração o indicador de leitos de UTI para atendimento a Covid. Eu creio que nos próximos dias o Governo do Estado possa fazer uma nova avaliação pode tomar uma decisão, ou poderá rever essa decisão e prolongar um pouco mais de tempo.”

Isolamento - O secretário, Gilberto Figueiredo descreveu a importância em manter o isolamento, mas concordou não ter como manter a população enclausurada: “Já está provado cientificamente que o isolamento social contribui para evitar o contágio, assim como foi amplamente estudado que há a necessidade de que a população seja infectada gradativamente para ganhar imunidade, não vai se conseguir manter enclausurada toda uma população até o dia que surgir uma vacina efetivamente testada", pontuou.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760