A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou nesta segunda-feira (21.07) que estuda uma nova concessão provisória para as linhas de ônibus do município. A informação foi dada durante coletiva de imprensa realizada para apresentar um balanço dos primeiros seis meses de sua gestão. A proposta, segundo ela, é modernizar o sistema de transporte coletivo, ampliar o número de ônibus em circulação e alinhar o serviço ao crescimento urbano da cidade.
Conforme a prefeita, o sistema atual não pode mais seguir sendo conduzido com decisões improvisadas. “A gente não vai mais pensar Várzea Grande na base do improviso. Não é colocar um ponto de ônibus aqui e outro ali. É preciso pensar com técnica, com responsabilidade. Não temos tempo para errar”, afirmou.
Flávia explicou que não pretende revogar o contrato atual com a empresa responsável pelo transporte coletivo, mas sim abrir espaço para uma nova concessão, de forma provisória, até que um modelo definitivo seja implantado. Ela destacou que essa medida permitirá ampliar o atendimento à população enquanto a cidade se prepara para uma reestruturação mais robusta do sistema.
“Temos que tratar Várzea Grande de forma técnica. Não podemos seguir fazendo as coisas de forma caseira. O certo é técnico. Vamos fazer um plano de mobilidade urbana para, a partir dele, iniciar uma concessão privada com mais solidez, eficiência e investimentos por parte da empresa de transporte que vier futuramente”, explicou a gestora.
Segundo Flávia Moretti, o plano de mobilidade, que ainda será elaborado, será o instrumento responsável por nortear toda a estrutura do novo sistema de transporte coletivo. O documento deve apontar, por exemplo, o crescimento da cidade e as necessidades futuras em determinadas regiões, prevendo obrigações contratuais para a ampliação das linhas.
“Daqui cinco anos, se tiver crescimento no bairro tal, você vai ter que ampliar a linha tal. E assim é o plano de mobilidade urbana, que vai modular o contrato da nova concessão privada do transporte coletivo”, acrescentou.
A prefeita ressaltou que o foco é buscar soluções sérias e duradouras para os desafios da cidade. “O que estamos fazendo é para o futuro da cidade. E, para isso, precisamos fazer certo, não no improviso”, concluiu.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).