A Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (05.10) a campanha de vacinação contra a Raiva Animal, das 08 às 17h. Ao todo, serão disponibilizados 60 postos de vacinação, que terão a supervisão de profissionais de saúde de nível superior capacitados pelos médicos veterinários para atuarem na campanha. A Unidade de Zoonoses também manterá seu posto fixo de vacinação aberto no mesmo período.
De acordo com a coordenadora da Vigilância de Zoonoses, Alessandra Carvalho, serão vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. “A vacina não tem contraindicação, a dose é de 1 ml, aplicada via subcutânea independente de porte, idade ou espécie”, revela.
Alessandra revela ainda que a campanha tem como meta vacinar 61.268 cães e 13.678 gatos, em 2019, totalizando 74.946 animais a serem imunizados neste dia “D” de vacinação. “É imprescindível a participação da população no intuito de prevenir a doença nos seus animais de estimação e conseqüentemente evitarem a transmissão do vírus rábico em seres humanos”, explica.
A doença: A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana. Os morcegos atualmente representam um sério problema de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem. “Entre os anos de 2007 e 2019 (até 30 de setembro) tivemos apenas 5 casos notificados de raiva animal (2 caninas e 3 de morcego) em Cuiabá. Se todos os donos de animais tiverem a consciência de levá-los para serem vacinados, conseguiremos manter esses números baixos, evitando a proliferação da doença”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).