31 de Julho de 2025
31 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
31 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 14:21 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 14h:21 - A | A

VEJA VÍDEO

Abilio interrompe fala de professora da UFMT por uso de linguagem neutra

Prefeito foi vaiado após interromper a apresentação da conferencista

Isadora Sousa/VGN

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), protagonizou um momento constrangedor durante a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta quarta-feira (30.07), ao interromper a fala da professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Inês da Silva Barbosa, após ela utilizar linguagem neutra durante sua apresentação. A atitude gerou protestos do público presente, que reagiu com vaias e gritos, chamando o gestor de homofóbico.

Durante sua fala, a professora mencionou o uso de termos como “todas, todos e todes” ao tratar do acesso universal à saúde, como prevê o Sistema Único de Saúde (SUS). A linguagem inclusiva foi prontamente rechaçada por Abilio, que subiu ao palco e interrompeu a fala.

“Se a gente não for fazer discurso sobre a saúde geral de Cuiabá, conforme as nossas regras, se a senhora não se sentir voluntária em fazer uma apresentação que discuta a saúde, sem doutrinação ideológica [...] eu vou suspender a apresentação”, declarou o prefeito e acrescentou, “eu agradeço muito a senhora se a senhora puder conduzir a apresentação sobre a saúde do município de Cuiabá e sem doutrinação ideológica.”

A conferencista, por sua vez, rebateu de forma firme e respeitosa, “eu só tenho a dizer ao senhor, com todo respeito, porque eu tenho uma forma de pensar distinta, e os próprios princípios do Sistema Único de Saúde de Cuiabá também são distintos”, afirmou Maria Inês. “Na política do Estado, quando eu falo de lugar, eu tenho que considerar todos, todas e todes. Eu não tenho como falar que o acesso é universal e igualitário se não considerar isso”, rebateu antes de sair do palco.

Maria Inês acrescentou que Abilio não precisaria retirá-la do evento, já que ela mesma estava saindo.

“Não se preocupe, o senhor não precisa me retirar porque eu me retiro”, disse, deixando o palco sob aplausos.

Maria Inês é mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e professora adjunta aposentada do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT e foi chamada ser conferencista no primeiro debate com o tema “Consolidar o SUS: Com a Força do Povo, Participação Social e Políticas Públicas”.

Leia também: VG abre vagas para cursos de graça em várias áreas

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760