O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif Junior, afirmou nesta terça-feira (16.02), que o Governo de Jair Bolsonaro (sem partido) tem adotado medidas para transformar o Brasil em um grande exportador de peixes.
Segundo ele, uma das ações que estão sendo implantadas no Governo Bolsonaro, para pescadores e agricultores no Brasil, é o microcrédito. Ele afirma que o Governo Federal está entrando pesado para ajudar os pequenos produtores, e que desde 2019 estão trabalhando com a Caixa Econômica Federal para que esse ano o “peixe nasça” (brincou).
Segundo ele, 90% dos peixes produzidos no Brasil, são feitos por pescadores artesanais e pequenos produtores rurais, que muitas vezes não têm acesso a nenhum tipo de crédito. Ele também relata ações para desburocratização da União para concessão de água para produtores de pescado. Que conforme ele, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) estuda entregar essa autonomia e, com isso, de dois anos de análise, reduzirá para um ano, para que as pessoas possam produzir seus pescados no Brasil.
Após ter assumido a pasta em 2018, o secretário conta que nesses dois anos o Brasil cresceu na produção de peixes, sendo que, no ano passado cresceu cerca de 10% e que esse ano as exportações subiram mais quatro e meio por cento. Segundo ele, quanto à produção nacional, deverá sair o balanço ainda no mês de fevereiro, aproximadamente de 6% a 7% quando se fala em agricultura, que é o grande potencial brasileiro. “Estamos lutando para trazer esse protagonismo para o Brasil na produção de pescados” afirma o secretário.
Ao ser questionado sobre a ajuda aos pescadores, Jorge conta que o Governo está “mergulhado” na questão das normativas. Conforme ele, dentro da Secretaria de Pesca há 1500 portarias, instruções normativas e tudo serão reduzidas para 300. “Ou seja, estamos fazendo um revisado e realmente melhorando a legislação, modernizando e facilitando para a vida do produtor, que antes da nossa gestão os pescadores e agricultores eram criminalizados e agora eles estão sendo, respeitados e honrados" conta o secretário.
O presidente Jair Bolsonaro, que acompanhava Jorge Seif na entrevista, fez um questionamento ao secretário: "uma monocamada de água de 100 por 100 hectares produz quantas Tilápia por ano?”, ele respondeu: “Se for solto, aproximadamente 10 toneladas”, e Bolsonaro acrescentou “e se for compartilhado?” “de 100 a 150 toneladas por ano”, respondeu Jorge.
Bolsonaro, conclui que um lago de 100 por 100 pode produzir 100 toneladas de Tilápia por ano, o que não justifica o Brasil ser um país que passe fome e que o preço do peixe seja um pouco elevado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).