Na próxima terça-feira (27.08) será votada no Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2020. Esse projeto prevê um aumento de 4,2% no salário mínimo brasileiro, essa porcentagem corresponde à inflação deste ano de 2019. Com isso, a remuneração mínima passará de R$ 998,00 para R$ 1.040,00 no ano que vem.
No entanto, por considerar o reajuste pequeno, a oposição está mobilizada para, conseguir um maior aumento. A expectativa é que consigam retomar a política de aumento salarial vigente até o ano passado, onde o valor acrescido era baseado na média do crescimento econômico dos dois últimos anos.
De acordo com o senador Humberto Costa (PT/PE), com esse cálculo, os trabalhadores e aposentados terão direito a uma maior remuneração. Ele defende que um reajuste com um percentual superior, irá influenciar diretamente no crescimento econômico do país. “Nós vamos, então, cobrar que o Congresso Nacional estabeleça o reajuste do salário mínimo e que seja de acordo com aquilo que deu certo durante tanto tempo”, diz Costa. (Com Senado Federal).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).