A partir da próxima quarta-feira (1º.06) começa a ser emitida a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com formato mais moderno e que possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.
O novo modelo foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no final de 2021. Nela também será incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
A nova CNH será emitida em dois formatos, assim como vem sendo feita atualmente, que é na versão impressa em papel de segurança e também na versão digital.
Segundo o Contran, a principal mudança do novo modelo está no seu visual que agora terá as cores verde e amarelo. Além disso, a assinatura do motorista estará sendo exibida logo embaixo da foto, diferente de antes em que a assinatura ficava após a dobra.
Os motoristas com permissão para dirigir serão evidenciadas pela letra “P”, já motoristas devidamente habilitados com o documento permanente terão na impressão a letra “D”.
No verso do documento haverá um quadro de diferentes categorias de habilitação. Nele será marcado em quais veículos o portador do documento possui licença para dirigir. Ainda irá constar quadro onde haverá observações, restrições médicas e também haverá uma informação referente aos motoristas que utilizam a habilitação para trabalhar.
A validade do novo modelo da habilitação será a mesma, que agora segue um padrão definido em abril do ano passado que funciona da seguinte forma: validade de 10 anos da CNH – para motoristas com até 50 anos; validade de 5 anos da CNH – para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; validade de 3 anos da CNH – para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.
Leia Também - Adolescentes de 12 a 17 anos podem tomar dose de reforço contra Covid em Cuiabá
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).