Após os Estados Unidos abrirem uma investigação contra o Brasil por supostas práticas comerciais desleais, incluindo o favorecimento do Pix, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quarta-feira (16.07) com uma campanha nas redes sociais para defender o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.
A imagem divulgada traz os dizeres: “O Pix é nosso, my friend”, em uma resposta direta às críticas americanas sobre o uso da ferramenta. “O Pix é do Brasil e dos brasileiros! Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu? Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas”.
A publicação mantém um tom firme: “Mas o Brasil é o quê? Soberano. E temos muito orgulho dos mais de 175 milhões de usuários do Pix, que já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.”
A reação do governo brasileiro ocorre após o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) apontar que o Brasil estaria favorecendo o Pix em detrimento de outras formas de pagamento, o que, segundo os americanos, dificultaria a entrada de empresas estrangeiras no setor. A medida integra uma série de queixas envolvendo comércio digital, tarifas, etanol e meio ambiente.
Nos bastidores, o Planalto enxergou no episódio uma oportunidade de reforçar a imagem do governo junto à população, especialmente após a divulgação dos resultados da pesquisa Genial/Quaest nesta quarta-feira. O levantamento indicou leve melhora na avaliação: a desaprovação caiu de 57% para 53% e a aprovação subiu de 40% para 43%.
Leia também - Alckmin defende Pix e rebate acusações dos EUA: “Brasil é exemplo para o mundo”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).