A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá se tornar matéria obrigatória aos alunos de ensino fundamental e médio. Um projeto de Lei com esse objetivo foi apresentado nesta quinta-feira (13.08) na Câmara dos Deputados.
De autoria do deputado Pedro Uczai (PT-SC), o PL altera a Lei nº 9.394, de 2020, que que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com o objetivo de incluir conteúdos de libras nos currículos do ensino fundamental e médio.
Em justificativa, Uczai argumenta que a proposta visa “oralizar os surdos e auxiliá-los na comunicação com os ouvintes”. Além disso, segundo ele, é importante incentivar a aprendizagem da língua de sinais para que a barreira existente entre surdos e ouvintes seja rompida. “Incluir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo do ensino escolar é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do portador de necessidade especial, mas também de todos que fazem parte do seu convívio”, cita trecho do PL.
Por ter sido apresentado à Casa nesta quinta (13), o PL ainda aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).