A leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal por meio dela que a pessoa se desliga do mundo real, quebra as fronteiras da imaginação e descobre novos universos sem sequer sair do lugar.
Para intensificar esse gosto pela leitura, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB/SP) apresentou na Câmara dos Deputados uma proposta de lei que torna obrigatória a leitura de, no mínimo, um livro por semestre para cada aluno regularmente matriculado nas escolas públicas municipais que cursam até o 5° ano e dois livros por semestre para os alunos matriculados nas séries seguintes. Clique e confira projeto na íntegra.
Segundo o projeto, o conteúdo dos livros será de livre escolha da escola ou do docente responsável pela classe, “devendo, entretanto, ao final o aluno ser submetido a uma avaliação de interpretação do referido livro”.
“O livro deverá obrigatoriamente versar sobre matérias que façam parte da grade curricular do aluno no respectivo semestre”, sic projeto.
Ainda segundo o texto, as bibliotecas públicas poderão instituir prêmios semestrais para homenagear os alunos que obtiverem as melhores interpretações ou notas de avaliação das referidas leituras como forma de incentivar e estimular melhores desempenhos por parte dos discentes envolvidos nas atividades estabelecidas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).