22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Terça-feira, 30 de Agosto de 2022, 08:20 - A | A

Terça-feira, 30 de Agosto de 2022, 08h:20 - A | A

saúde

Anvisa autoriza uso emergencial de testes para diagnóstico de varíola dos macacos

Anvisa informou a aprovação de 24 mil reações para diagnóstico da doença

Lucione Nazareth/VGN

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nessa segunda-feira (29.08) o uso emergencial de 24.000 unidades de testes para a varíola dos macacos. Os reagentes são produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos.   

A aprovação foi concedida após solicitação conjunta da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde e do Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz, para autorização excepcional de uso dos referidos kits moleculares.  

Conforme a Anvisa, a autorização se justifica em uma série de fatores, como “o fato de não existirem testes comerciais ou kits para diagnóstico varíola dos macacos registrados na Anvisa, a distribuição dos testes para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens); o risco associado à demora de diagnósticos, no que se refere à propagação da doença no país; e a atual situação epidemiológica emergencial de infecção pela doença”.  

O Ministério da Saúde afirmou, em nota, que com aprovação dos testes pretende descentralizar a realização do diagnóstico da doença para a Rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e propiciar o diagnóstico mais oportuno, com a redução do tempo de liberação do resultado ao paciente.  

“Até o presente momento, não existe nenhum teste de diagnóstico comercial com registro aprovado na Anvisa. Portanto, atualmente, os protocolos que têm sido utilizados no país para diagnóstico de Monkeypox, tanto nos laboratórios públicos como nos privados, têm sido baseados em metodologias próprias desenvolvidas pelos laboratórios clínicos, chamadas metodologias in house”, diz nota.

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760