21 de Julho de 2025
21 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
21 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Artigos Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016, 12:36 - A | A

Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016, 12h:36 - A | A

Opinião

Várzea Grande - cidade dos presídios

“Não há nada tão ruim que não possa piorar” diz jornalista

por Geraldo Araújo*

Segunda feira, 29 de fevereiro, ano bissexto – que significa que só teremos outro 29 de fevereiro em 2020 – como de costume, acordei de madrugada para ler os sites de notícias, com maior atenção as relacionadas à querida Várzea Grande.

Deparei no site Hipernotícias, matéria do jornalista Max Aguiar com a seguinte chamada: “Juiz defende criação de presídio de segurança máxima na região metropolitana de Cuiabá”.

Quando li região metropolitana de Cuiabá, logo veio a mente Várzea Grande, embora a Lei Complementar Estadual nº 359/2009, que criou a região metropolitana considere as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e o entorno formado pelos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste.

A sugestão do magistrado é a construção do presídio de “segurança extrema” exatamente em Várzea Grande.

Quais os argumentos do Meritíssimo para a brilhante ideia do presídio no município? Palavras dele extraída da matéria: “Não pode ser em Cuiabá porque a capital cresce muito a cada dia. O Pascoal Ramos, que era o mais distante, está dentro da cidade. Precisamos levar a área de colônia penal pra Várzea Grande e lá também o presídio de segurança extrema”.

Com a notícia “alvissareira” fiz um rápido levantamento na internet e verifiquei que já estão construindo um presídio em Várzea Grande. Pelo que entendi, além deste que estão construindo, a cidade teria um presídio de “segurança extrema”, uma colônia penal e a atual cadeia pública do bairro Capão Grande.

Ou seja, Várzea Grande vai se tornar um grande complexo presidiário e com isso, certamente teremos um desenvolvimento invejável, com a construção de grandes aglomerados em torno destas instituições presidiárias que provocaria um crescimento “extremamente” perigoso.

Considerando que somos uma das cidades mais violentas do Brasil, com alto índice de corrupção, que inclusive inspirou o ex-senador da república, filho da cidade, sugerir a necessidade de uma lei que amputasse a mão de quem fosse pego roubando. Aprovada a sugestão do Juiz Várzea Grande se tornará “Cidade Presídio”.

Temos instabilidade política, serviços públicos de péssima qualidade e a construção de presídios em Várzea Grande seria o ápice dos problemas que uma cidade pode ter que nos faz lembrar o proverbio: “Não há nada tão ruim que não possa piorar”.

Ainda bem que só teremos outro dia 29 de fevereiro em 2020, porque o de 2016, com esta péssima notícia se concretizada, não vai nos deixar saudade.

 

*Geraldo Araújo - Jornalista e Advogado 

Brasil unido pelo Rio Grande do Sul

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760