O Ministério da Agricultura e Pecuária assinou convênio no valor de R$ 2.509.266,10 milhões com a Associação Mato-grossense de Inclusão Social e Agricultura Familiar (AMAIS) para implantação de hortas comunitárias em Cuiabá e Várzea Grande para atender famílias em vulnerabilidade social.
Conforme a pasta, a implantação de hortas comunitárias em Cuiabá e Várzea Grande contribuirá para que a sociedade tenha acesso a alimentos frescos e saudáveis, garantindo uma dieta balanceada e contribuindo para a segurança alimentar.
Além disso, segundo o Ministério, pode se tornar uma fonte de renda para os participantes, através da venda do excedente dos alimentos produzido, podendo ainda “melhorar a situação socioeconômica das famílias envolvidas”.
“A horta comunitária também pode ser um espaço de aprendizado e capacitação, onde os participantes podem adquirir conhecimentos sobre agricultura, nutrição, compostagem e práticas sustentáveis. Isso contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos”, diz trecho da justificativa inserida no Extrato de Fomento 955388-2023.
O documento não cita os locais em que serão implantadas as hortas comunitárias em Cuiabá e Várzea Grande.
Leia Também - Educação de VG convoca professores aprovados para atribuição