Em missão oficial à China, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (12.05) que o setor empresarial é peça-chave para ampliar a presença do agronegócio brasileiro no mercado chinês. Durante encontro com representantes de 13 entidades do agro em Pequim, o ministro destacou que esta é a maior delegação governamental brasileira já enviada ao país asiático.
“Vocês, empresários, são fundamentais para estreitarmos as relações e ampliarmos os negócios do agro brasileiro”, afirmou Fávaro. “Vamos fazer com que Brasil e China, com respeito mútuo, fortaleçam suas relações comerciais, para o benefício do povo chinês e, principalmente, para que o povo brasileiro possa aproveitar essas oportunidades.”
A reunião contou com a presença do embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, que ressaltou o crescimento das exportações brasileiras para o país asiático, que aumentaram 22% no último ano. “O Brasil se consolida como parceiro estratégico dos chineses”, disse.
Participaram do encontro entidades representativas de setores como carne, grãos, frutas, algodão, arroz, sucos, café e biocombustíveis. A missão integra a estratégia do governo federal para reforçar o diálogo com o setor produtivo e alinhar ações que aumentem a competitividade do Brasil no maior mercado consumidor do mundo.
Leia tambémn - Wilson Pires é exonerado Prefeitura de VG após mais de 20 anos de serviço