27 de Julho de 2025
27 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
27 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Variedades Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 14:46 - A | A

Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 14h:46 - A | A

"Tá proibido"

Prefeito de MT diz que Estado é laico e proíbe festas de Halloween: “culto aos mortos”

O prefeito Alcino Barcelos se pronunciou a respeito de uma possível festa de Dia das Bruxas que aconteceria em uma escola do município

Nicolle Ribeiro/ VGN

O prefeito do município de Pontes e Lacerda (483 km de Cuiabá), Alcino Barcelos (Republicanos), viralizou no último domingo (29.10) após fazer um pronunciamento afirmando que não permitiria que fosse feito festas de celebração ao Dia das Bruxas em Escolas municipais da cidade.

Segundo o prefeito, ele teria recebido uma “denúncia de uma mãe preocupada com o anúncio da festa”. Ele respondeu dizendo que tão tema não faz parte da cultura brasileira e nacional. “Recebi aqui uma denúncia de uma mãe preocupada que diz que vai ter uma festa do Dia das Bruxas e uma escola nossa municipal. Dois compromissos quero fazer. Não vai ter a festa, e segundo, a gente vai apurar os fatos. Certo? Primeiro que Dia das Bruxas não faz parte da nossa cultura brasileira e nacional”, iniciou o prefeito.

O gestor municipal afirmou ainda que o Estado é laico, dizendo que a festa poderia prejudicar a “filhos de evangélicos, católicos, espíritas” e ressaltou que escola é lugar para aprender.

“E segundo gente, para quem lê, pesquisa um pouco, é culto [a festa] aos mortos e também um dia de todos os santos. Então pensando assim, que nós temos ali no berço das escolas. Crianças, filhos de evangélicos, católicos, espíritas, que a gente tem que respeitar a todos, o estado é laico e escola é lugar de aprender”, completou.

Alcino finalizou falando que enquanto ele for prefeito esse tipo de bagunça não vai ter. “Enquanto eu for prefeito, esse tipo de bagunça não vai ter. Tá proibido, tá bom? Não vai ter essa festa. Se alguém comunicou aí, cancela. Se alguém comprou fantasia, infelizmente não vai poder entrar", disse Barcelos. "Nossas crianças não vão participar de festa de Halloween, ainda mais dentro de escola”, finalizou.

O prefeito voltou as redes sociais nessa segunda-feira (30) dizendo que foi instruído pela Procuradoria a não investir recurso público em qualquer evento que fosse de cunho religioso, pelo fato do estado ser laico. Alcino disse ainda que se comprometeria com a comunidade cristã, caso acontecesse alguma festa ligada ao Dia das Bruxas. "Faria um grande evento para todos os cristãos do município", finalizou ele.

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760