26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2014, 11:46 - A | A

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2014, 11h:46 - A | A

Operação Aprendiz

Vereadores instauraram oficialmente processo de investigação contra João Emanuel por suposta quebra de decoro parlamentar

As investigações serão baseadas nas gravações do Gaeco em que o ex-presidente aparece em uma suposta negociação com uma empresária do setor gráfico.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os vereadores de Cuiabá instauraram oficialmente na manhã de hoje (04.01), na Câmara de Cuiabá, o processo de investigação sobre a possível quebra de decoro parlamentar por parte do ex-presidente da Casa de Leis, vereador João Emanuel (PSD).

O presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) da Câmara, vereador Toninho de Souza (PSD), realizou a leitura das representações que pedem a apuração da conduta do social-democrata, o que pode resultar na cassação do seu mandato. Os documentos foram protocolados no Legislativo cuiabano, em dezembro do ano passado pela Ong Moral, Ministério Público Estadual (MPE), depois que o Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação Aprendiz.

Segundo o vereador, a Comissão deve realizar em um período de 90 dias, oitivas visando apurar a denúncia contra João Emanuel. A primeira reunião da Comissão ocorre no fim da tarde de hoje.

Sobre a notificação do ex-presidente sobre as investigações, Toninho garantiu que João Emanuel será notificado na próxima quinta-feira (06.01), em sessão ordinária, e terá 15 dias para apresentar sua defesa.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar irá realizar as investigações contra João Emanuel com base nas gravações do Gaeco em que o ex-presidente aparece em uma suposta negociação com uma empresária do setor gráfico, na qual lhe ofereceria vantagem em um processo licitatório na Câmara Municipal.

Vale ressaltar que na última semana, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio de uma liminar, suspendeu o Processo Investigatório Criminal realizado pelo Gaeco.

A Comissão terá um prazo total de aproximadamente três meses para concluir o relatório final das investigações sobre a conduta do social-democrata.

Formação da Comissão – A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar é composta por Toninho de Souza (PSD) – presidente-, Oséas Machado (PSC) – vice-presidente-, Ricardo Saad (PSDB)- membro titular-, Allan Kardec (PT) - membro suplente-, Allan Kardec (PT) – membro suplente-, Macrean dos Santos (PRTB) - membro suplente-, e Haroldo Kuzai (Solidariedade) - membro suplente.

O vereador Ricardo Saad deve ser nomeado pela Comissão como relator do processo investigatório contra João Emanuel.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760