10 de Julho de 2025
10 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
10 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 13:23 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 13h:23 - A | A

APOIO FEDERAL

Vereador quer mobilização federal para salvar Santa Casa

População pode ficar sem atendimentos específicos

Thiago Portes & Isadora Souza/VGN

O vereador Alex Rodrigues (PV) afirmou nesta quarta-feira (09.07) que está disposto a ir a Brasília para articular recursos federais que garantam a continuidade da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A mobilização ocorre após o anúncio do Governo de Mato Grosso de que deve encerrar as atividades da unidade após a inauguração do Hospital Central, prevista para o fim do ano.

Segundo o parlamentar, nem o Hospital Central, nem o Hospital do Câncer e as clínicas de hemodiálise da capital têm capacidade para absorver toda a demanda atualmente atendida pela Santa Casa. Por isso, defende que a unidade continue funcionando, mesmo que sob gestão municipal.

“O Estado não consegue. A oncologia, a radioterapia, a hemodiálise de crianças e adultos, o pronto-atendimento infantil 24 horas, nefrologia. O Hospital Central não consegue absorver isso, o Hospital do Câncer também não, e as clínicas de hemodiálise não conseguem suprir essa necessidade”, afirmou.

O vereador promoveu uma audiência pública na Câmara de Cuiabá para discutir alternativas à desativação da unidade, fundada entre 1815 e 1817 e hoje ameaçada por um leilão judicial devido a dívidas trabalhistas de cerca de R$ 50 milhões.

Durante a audiência, o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto disse que pode acionar judicialmente o Estado, caso serviços essenciais — como o tratamento de câncer e a hemodiálise pediátrica — não sejam garantidos no Hospital Central ou em outras unidades.

Alex também destacou a disposição do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), em assumir a Santa Casa, apesar da falta de recursos. “Fiquei muito satisfeito com a fala do prefeito Abílio mostrando que está interessado na saúde pública, de qualidade. Se precisar, vou até Brasília fazer manifestação, buscar recurso no Ministério da Saúde. Não podemos deixar a Santa Casa fechar e o povo ficar sem atendimento”, declarou.

 

Leia também: Sem garantia de atendimento, MP ameaça barrar fechamento da Santa Casa

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760