Uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (08.07), realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, em relatório divulgado pela Latam Pulse, revela que a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma leve melhora.
O levantamento ouviu 2.621 pessoas, entre os dias 27 e 30 de junho, por meio de questionários digitais. Apesar de a maioria ainda manter uma visão negativa, os números mostram uma pequena recuperação na imagem do petista em comparação com o mês anterior.
Conforme o levantamento, 51,8% dos entrevistados desaprovam a forma como Lula governa o país, enquanto 47,3% aprovam. Em maio, esses índices eram de 53,7% de desaprovação e 45,5% de aprovação. Ou seja, a desaprovação caiu dois pontos percentuais, e a aprovação subiu no mesmo ritmo.
Na avaliação do governo como um todo, a oscilação foi ainda mais discreta. Em junho, 51,2% dos participantes consideraram a gestão “ruim ou péssima”, uma leve queda em relação aos 52,1% registrados em maio. Já os que classificam o governo como “ótimo ou bom” representam agora 41,6%, número um pouco abaixo dos 41,9% do levantamento anterior. Outros 7,2% consideraram a gestão “regular”.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O estudo tem como objetivo oferecer uma análise detalhada das dinâmicas políticas no Brasil e em outros cinco países da América Latina. No Brasil, a pesquisa faz parte de um conjunto amplo de indicadores que avaliam não apenas a aprovação do presidente, mas também o nível de polarização política e o risco social no país.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).