O vereador por Várzea Grande, Ivan dos Santos (PT), disse na última quinta-feira (21.11) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, que pretende ainda este ano apresentar um projeto de lei que “fixa” cotas para negros, indígenas e portador de necessidade especial, nos concursos municipais da cidade e também no Várzea Vest.
Segundo o parlamentar, o programa de cotas deve ser inserido nos concursos públicos do município – apesar de já constar em editais dos concursos públicos vagas para o portador de necessidade especial. Porém, não existem vagas exclusivas para os negros e nem para os indígenas, eles que segundo o petista, tanto contribuem na arrecadação do município por meio de pagamento dos seus impostos.
Ele disse ainda, que pretende apresentar uma emenda no projeto de lei que trata do Várzea Vest, anexando o item vagas reservadas no sistema de cotas para negros, indígenas e para o portador de necessidade especial.
“É uma forma de valorizar estas pessoas que tanto lutam e batalham em prol do desenvolvimento da nossa cidade. Assim vamos também dar oportunidade na questão de ensino para estas pessoas, que em muitos casos, são de família carente e não tiveram a oportunidade de ter uma educação de qualidade” declarou o vereador.
Importante frisar que o sistema de cotas é um caminho visto por alguns educadores e estudiosos como “curto prazo”. As cotas reduzem a igualdade, mas não acabam com o problema, que começa na base do ensino.
É necessária uma reforma no ensino público, para que as escolas públicas consigam se igualar às escolas particulares, dando a todos os alunos a chance paritária de ingressarem em uma universidade pública, e conseguirem a tão sonhada formação acadêmica, para depois chegar ao mercado de trabalho e conquistar uma boa remuneração.
Porém, reformar o ensino é uma medida de longo prazo, medida esta que ainda não foi tomada pelo Governo Federal, Estadual e muito menos municipal.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).