VG Notícias

"Quando fala-se Cuiabá, fala-se Várzea Grande que é aqui do lado, e consecutivamente toda a baixada cuiabana", opina o secretário.
A instalação do Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Várzea Grande pode ficar apenas no papel e nas promessas dos políticos.
De acordo com a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, o Conselho da Universidade deve se reunir na próxima semana para tratar sobre abertura dos cursos em Mato Grosso, em especial Cuiabá e Rondonópolis.
“Nós entendemos as reivindicações de Campus da Unemat em Várzea Grande, como em outros lugares, e por questões orçamentárias estavam bastante complicadas. Mas, nós estamos estudando com o secretário Domingos Sávio e com o governador instalar um Campus na Capital”, declarou Di Renzo ao oticias.
Sobre o Campus em Várzea Grande, o secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado (Secitec), Domingos Sávio, explicou, que ao instalar na Capital, consequentemente atende todas as pessoas da baixada cuiabana que desejam ingressar na faculdade.
“Quando fala-se Cuiabá, fala-se Várzea Grande que é aqui do lado, e consecutivamente toda a baixada cuiabana. A instalação de um campus demanda custo, e é caro. Por isso, está se fazendo um estudo de viabilidade, e o Conselho da Unemat deve deliberar sobre o tema nos próximos dias”, garantiu o gestor, sem precisar data.
O governador Pedro Taques (PSDB) revelou que tem como desejo a instalação da Unemat em Cuiabá. Inicialmente, o polo da Capital pode contar com três turmas, com 50 alunos cada. As turmas seriam para o curso de Direito, Administração e para área de Agronegócio.
Sem a Unemat, os alunos de Várzea Grande que terminaram o ensino médio e sonham em fazer um curso superior, terão que atravessar a ponte ou enfrentar as universidades particulares da cidade. Outra alternativa para ingressar em universidade pública é continuar brigando por uma vaga com alunos de todo o país, por meio do Enem, para ingressar na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).