A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou nessa quinta-feira (25.09) que o município pretende lançar, até o fim deste ano, o edital de concurso público para a contratação de quase 6 mil servidores. A medida atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinou a redução de contratos temporários da Prefeitura, que hoje correspondem a 61% da força de trabalho municipal. O município tem o prazo de 120 dias.
Segundo a gestora, o município já iniciou os estudos técnicos necessários para a elaboração da planilha de cargos. “Nós começamos a estudar a planilha do concurso público, que a gente vai emitir o edital no final do ano, tá? E aí a gente já tá com uma planilha de mais ou menos quase 6.000 vagas. E, a secretária de saúde vai abrir um seletivo”, declarou.
Flávia Moretti também informou que outras Secretarias devem abrir processos seletivos paralelos. A Secretaria de Saúde prepara editais específicos e a Secretaria de Educação já foi orientada a estruturar um seletivo para funções nas áreas de Técnico de Desenvolvimento Educacional (TDE) e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI).
De acordo com a prefeita, os processos de seleção — tanto por concurso público quanto por contratos temporários — serão definidos de acordo com a necessidade de cada área. “Nós estamos trabalhando quais áreas que vão ser seletivos e quais áreas que vão para concurso público para poder cumprir a determinação do TCE, porque a gente não pode mandar todo mundo embora até que a gente faça ou o contrato seletivo, ou o concurso público, tudo isso dentro do prazo”, acrescentou.
O contrato temporário é utilizado atualmente pela Prefeitura em diversos setores, principalmente na Saúde e na Educação. A previsão do Executivo é que, com o concurso, seja possível reduzir gradativamente essa modalidade de contratação, garantindo mais estabilidade e segurança jurídica à administração municipal.
Leia matéria relacionada - Prefeitura de VG tem 120 dias para reduzir o número de servidores temporários
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).