por Lucione Nazareth/VG Notícias
Nem mesmo o deputado federal, Valternir Pereira (PSB), se licenciou da Câmara Federal e a vaga já vem causando desentendimento entre os suplentes do parlamentar. O deputado já anunciou que irá se licenciar por 120 dias da Câmara Federal para que o 2° suplente e ex-vice-prefeito de Cáceres, Wilson Kishi (PDT) assuma a vaga na Câmara Federal.
Com a licença de Valtenir quem assumiria a vaga por direito é o primeiro suplente, Eduardo Moura (PPS), no entanto, o deputado afirma ter feito um acordo em 2010 com o primeiro e segundo suplente para que Kishi assumisse por quatro meses – neste caso, o primeiro suplente deveria abrir mão da vaga.
Confome Valtenir, na época Kishi pretendia disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e ele (Valtenir) o convenceu a disputar uma vaga na Câmara Federal – para que assim, a chapa formada por PSB/PDT/PPS ficasse mais forte, em contrapartida, Valtenir se licenciaria para Kishi assumir.
No entanto, após quase três anos do acordo, segundo fontes do VG Notícias, Moura estaria interessado em assumir a vaga para fortalecer seu nome no pleito de 2014, não respeitando assim o acordo. O fato estaria deixando Kishi descontente, porque ele acreditava que em 2010 tinha grandes chances de se eleger deputado estadual, mas ao invés disso, o pedetista optou em participar da estratégia política do grupo de Valtenir que conseguiu eleger o socialista a deputado federal.
Kishi e Moura vem tendo várias reuniões tratando sobre o assunto, mas, ainda de acordo com fonte do VG Notícias, o primeiro suplente está irredutível e disposto em assumir a vaga de Valtenir.
O deputado não estaria interessado em participar das discussões pela vaga e deixou para os suplentes chegarem a um consenso, em quem deve ocupar o posto por quatro meses. Ainda de acordo com a fonte, Valtenir pediu apenas para que os dois apressar as discussões para chegar a um acordo, e assim ele sair de licença logo, já que pretende voltar às atividades no Congresso Federal em novembro para participar do debate do orçamento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).