Senadores de Mato Grosso mostraram em suas redes sociais nesta sexta-feira (20.03) a experiência da primeira votação virtual do Senado Federal, sendo o Brasil o primeiro país no mundo a fazer votação remota em seu Parlamento.
O tema foi comentado pelos senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) durante a votação do decreto de calamidade pública, pauta única em votação, transmitida também pelo canal do Youtube da TV Senado.
Fagundes parabenizou a Casa pela votação virtual e declarou em suas redes sociais que o momento é de uma grande experiencia com a primeira votação a distância. Ele relatou que sua conexão foi em Brasília onde mantém diálogos com lideranças.
“Eu parabenizo a todos e tenho certeza de que esta votação, além de ser histórica, será por unanimidade, porque nós queremos usar todas as criatividades, todas as nossas energias para fazer com que o Brasil possa demonstrar, neste momento, da pandemia mundial que tem criatividade e que tem um povo unido. Agora é a hora da conciliação”, disse Fagundes antes de declarar voto favorável ao decreto.
Jayme Campos também registou em suas redes sociais a votação por vídeo conferência. Ele considerou uma demonstração de comprometimento do Senado Federal que em 196 de história. Leia Mais
A votação virtual apesar de considerada um sucesso pela maioria revelou sua fragilidade, quando a Presidência não computou os votos da senadora cassada Juíza Selma (Podemos), por falta de estabilidade na conexão de internet.
A medida foi adotada porque o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), diagnosticado com o novo coronavírus . Alcolumbre não participou da sessão, que foi comandada pelo vice-presidente Antonio Anastasia (PSDB-MG).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).