O senador Jayme Campos (DEM) defende que a situação atual do Governo não permite que as reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) sejam atendidas. O parlamentar pede para que prevaleça o “bom senso” para uma solução que coloque o fim na greve da Educação que já dura quase 60 dias.
“Acabar com este cabo de guerra que está instalado entre o Governo do Estado e o Sintep. É verdade que o Estado, hoje não tem situação financeira verdadeiramente capaz de dar aquilo que eles querem. O que tem que prevalecer neste momento é o bom senso, o espírito público de ambas as partes e buscarmos a solução se possível para ano que vem”, disse ele.
Ele explicou que o executivo estadual passa por uma crise no caixa da qual foi anunciada a todos com a calamidade financeira. Sendo assim, reafirmou a declaração do governador Mauro Mendes (DEM), de que não pode cometer “estelionato”, declaração que se refere ao fato de prometer um aumento sem poder conceder.
“O que o Mauro tem ponderado e ele tem toda razão, de que ele não pode praticar um estelionato, ou seja, dar um aumento, sendo que o Estado não sustenta nem colocar a folha de pagamento em dia, no dia 30 de cada mês”, avaliou o senador.
No entanto, Jayme acredita que a categoria e o Governo devem voltar a sentar para encontrar uma saída. Ele lembrou que cenas como o episódio de hostilização que Mendes passou no município de Chapada dos Guimarães, na última semana, não podem se repetir.
“Precisamos abrir um canal de entendimento de forma civilizada por parte de algumas pessoas do Sintep. Haja vista que na última sexta-feira (19.07), o governador foi agredido, claro pontualmente por algumas pessoas, falando com palavras de baixo calão que não é democrático isso. Você me agredir sem provas, isso é muito ruim”.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).