17 de Julho de 2024
17 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Julho de 2022, 14:02 - A | A

Quinta-feira, 07 de Julho de 2022, 14h:02 - A | A

VLT x BRT

Sem a presença do Governo e da Prefeitura de VG, Emanuel amarga isolamento em Conferência VLT versus BRT

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro rebateu o isolamento político afirmando que a Conferência foi realizada para o povo

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) debateu de forma “isolada” entre entidades, associações e com seu grupo político, a eficiência do sistema de transporte que irá atender aos usuários da Capital e de Várzea Grande, durante Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte Público (VLT X BRT).

Emanuel convidou o governador Mauro Mendes (União), publicamente, que recusou por nota oficial do Governo do Estado. Já o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) não enviou representante por entender que a Prefeitura, assim como o Governo do Estado, já tomou seu posicionamento a favor do BRT. O assessor técnico da Prefeitura, Enodes Soares Ferreira participou somente como ouvinte em respeito ao convite do prefeito cuiabano.

O prefeito rebateu o isolamento político, afirmando que a Conferência foi realizada para o povo e criticou as autoridades que não dependem do transporte público. “Se autoproclamam defensores do povo sem ouvir a população.”

“Essa Conferência é para o povo, para a sociedade, não é para autoridade, não é para prefeito, não é para vereador, não é para deputado, não é para governador. É uma contribuição que a Prefeitura Municipal quer dar para colocar luz e transparência nesse debate”, argumentou o prefeito.

O Governo do Estado recusou o convite afirmando que a decisão pela não continuidade do VLT e pela implantação do BRT foi tomada pelo Governo do Estado, em dezembro de 2020, a partir de estudos robustos, que tiveram a participação do Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal), e analisaram detalhadamente todos os aspectos técnicos necessários, como a viabilidade, a logística, as possibilidades de expansão de linhas, a integração, o valor da tarifa, a segurança jurídica, entre outros.

Leia mais: Emanuel quer presença do governador em conferência para discutir BRT e VLT: "deixe diferenças de lado”

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) foi representada pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que foi convocado na última hora, após o presidente da AL/MT, Eduardo Botelho (União) testar positivo para Covid-19. Segundo Emanuel Pinheiro, Botelho usaria a fala para defender o VLT.

A Câmara de Cuiabá foi representada pelo presidente, Juca do Guaraná Filho (MDB) e a Câmara de Várzea Grande não mandou representante.

Leia mais: Botelho testa positivo e não participa da Conferência Municipal que debate VLT e BRT

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760